Pois o homem com sua ganãncia e o medílcre desejo de conquistas, destrói as matas e até as nascentes ali existentes.
A Terra é azul”, constatou Yuri Gagarin, o primeiro e privilegiado astronauta que a avistou lá de cima. Muita gente acha erroneamente que o planeta Terra deveria se chamar "planeta água", porque afirmam que o planeta é formado por 77% de água; vejam como falta estudo para esse pessoal porque, a Terra tem essa porcentagem de água considerando apenas sua extensão superfícial (como a casca de uma laranja); em volume considerando a dimensão da profundidade, a Terra em sua maioria é sólida mesmo.
97,5% de toda água da Terra é salgada, apenas 2,5% da água do planeta é doce. De toda água do planeta, 1,72% são água doce congelada nas calotas polares e geleiras e 0,75% estão em forma de água doce subterrâneas; restando apenas 0,02% de água contida em plantas e animais e só 0,01% de toda água do planeta está disponível em rios, lagos e represas.
Agora veja o que o homem fáz com os rios e nascentes existentes na terra?
Infelizmente a população não imagina que esta fonte de vida faltará um dia e este dia está muito próximo.
Precisamos criar uma campanha de conscientização ambiental para a comunidade, a população e as nossas crianças para cuidarem dos nossos rios e as nossas nescentes.
Um levantamento feito em Curitiba pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente diz...
NASCENTES EM CURITIBA
Só 25% das nascentes ficam em áreas públicas
A maior parte das minas d’água que abastecem os rios curitibanos está nas mãos de particulares, sem manejo direto da prefeitura
Publicado em 15/06/2011 pela gazeta do povo
Um importante patrimônio natural de Curitiba está sendo cuidado – ou não – por cidadãos e empresas privadas. Cerca de 75% das nascentes, ou minas d’água, que abastecem os rios da capital paranaense estão localizadas em terrenos particulares, sem manejo direto da prefeitura. O dado foi revelado por um levantamento que catalogou 274 nascentes em território curitibano, entre 1999 e 2010. Desse total, 205 estão em áreas privadas e apenas 69 em locais públicos, como parques e praças.
“Podemos protegê-las com mais facilidade sabendo onde se localizam”, justifica a veterinária e educadora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba Cynthia Hauer de Mello Leitão, responsável pelo estudo. Fazer a catalogação, diz ela, é o primeiro passo para futuramente se estabelecer critérios para cuidar desses bens naturais. De acordo com a especialista, é muito provável que existam muito mais nascentes
Portanto, vc que reside em qualquer região, seja Curitiba, ou mesmo em outra cidade, estado e tiver conhecimento de um rio ou uma nascente que está sendo agredida ou poluida, procure um orgão fiscalizador e denuncie, pois este é um bem de todos nós.
O Aqüífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce da América do Sul. Ocupa o subsolo do nordeste da Argentina (255.000 Km²), centro-sudoeste do Brasil (840.000 Km²), noroeste do Uruguai (58.500 Km²) e sudeste do Paraguai (58.500 Km²), totalizando cerca de 1,2 milhões de km² sob as bacias do rio Paraná e do Chaco-Paraná.
No Brasil abrange os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No Brasil abrange os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Vamos promover uma campanha no Pinheirinho e pesquizar quantas nascentes temos aqui.
Uma vêz descoberta a nascente,vamos ligar para a Secretári Municipal do Meio Ambiente.
Ou mesmo para 156.