Bacia do Paraná é a mais poluída do país
Levantamento revela que 47% dos recursos hídricos brasileiros localizados em áreas urbanas têm qualidade ruim ou péssima.
Comentário.
Meus amigos, o mundo todo está preocupado com o meio ambiente e as palavras de ordens são: eco-sistema, biodiversidade e sustentabilidade
No dia 05 de junho, foi o dia mundial do meio ambiente.
E o Brasil foi a sede nos dias 13 a 22 de junho da Conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável no Rio de janeiro. A Rio + 20
Neste encontro, mais de 200 países, governantes, líderes e os especialistas ambientais, buscávam uma saída para o crescimento com sustentabilidade. O futuro que queremos.
Parece algo sem muita importância, mas se o mundo todo está em alerta, porque a situação é realmente grave.
Hoje, passamos de 7 Bilhões de habitantes no planeta.
No Brasil somos aproximadamente em 192 Milhões de brasileiros.
E o nosso planeta não deveria se chamar planeta terra e sim planeta água, pois 2/3 da superfície,são cobertos por água.
De toda a água disponível na terra, 97,6% está concentrada nos oceanos. E a água fresca, corresponde a 2,4%. Destes 2,4% somente 0,31% não estão concentrados nos pólos na forma de gelo. Resumindo: de toda a água na superfície da terra menos de 0,02% está disponível em rios e lagos na forma de água fresca e pronta para consumo.
E o maior aqüífero do mundo está aqui, embaixo dos nossos pés. É o GUARANI, ocupa uma área de 1,2 milhões de km2, e estende-se pelos estados de (Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com 840.000 Km²), Paraguai e Uruguai com (58.500 Km²) e a Argentina com (255.000 Km²).
E aqui em Curitiba,segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, existem 274 nascentes catalogadas, das quais 25% se encontram em áreas públicas. A maior parte das minas está nas mãos de particulares, sem manejo direto da prefeitura.
E mesmo com tudo isso ou só isso de água que a gente tem, vejam o que fazemos com o meio ambiente.
Hoje no Brasil se produz 240 mil toneladas de lixo diariamente.
Em Curitiba, com uma população estimada em 1.800.000 habitantes, diariamente são produzidas 2.400 toneladas de lixo. Desse total, 1.800 toneladas vão para o aterro sanitário na capital. O restante é coleta seletiva, lixo reciclável, recolhido pelos caminhões da prefeitura dentro do programa Lixo que não é Lixo, e os catadores de materiais recicláveis, são responsáveis por 92% deste lixo coletado.n
Cada um de nós produz de 600 g a 1,2 Kg de lixo por dia.
Será que não é hora de analisar os produtos que compramos e ver se as suas embalagens são recicláveis e boicotar as que não são?
Tem muitos produtos que não trazem esta informação.
Pois se a indústria não tem uma política de preservação com o meio ambiente, porque iremos consumir seus produtos?
Alguns exemplos de materiais não recicláveis: fitas e etiquetas adesivas, papéis metalizados (salgadinhos e biscoitos), papéis plastificados (como de sabão em pó), papéis parafinados e fotografias.
Pois para cada Kg de alumínio produzido, são necessários 05 Kg de bauxita, bauxita é um minério que está no nosso solo.
Precisamos encontrar uma saída para tudo isso.
O que será de nós, dos nossos filhos, dos nossos netos daqui a 30 anos ou até menos?
Pensem nisso.
Vamos cada um fazer a sua parte?
Precisamos cuidar do meio ambiente.
Precisamos cuidar da vida.
Veja mais detalhes no link abaixo.