Ciclistas protestam contra o Circuito Ciclofaixa de Lazer
Manifestantes usaram a faixa da direita da via e pediram que a Prefeitura ofereça a ciclofaixa todos os dias
23/10/2011 | 11:37 | Alexandre Costa Nascimento e Diego Ribeiro atualizado em 23/10/2011 às 16:54 Cerca de 300 ciclistas protestaram neste domingo (23) contra o Circuito Ciclofaixa de Lazer, inaugurado pela Prefeitura de Curitiba nesta manhã.
Confira imagens do protesto realizado pelos ciclistas no dia da inauguração da ciclofaixa.
O projeto instalou a ciclofaixa do lado esquerdo da via de rolamento, contrariando o que está previsto no artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro. Em protesto, os manifestantes ignoraram a demarcação e circularam pela via da direita, pedindo a instalação de ciclofaixas todos os dias da semana.
O movimento foi organizado por meio de redes sociais, por grupos de ciclistas de Curitiba. Ao contrário do previsto, não houve inauguração oficial do novo espaço com presença do prefeito ou de representantes da administração municipal.
O circuito foi simbolicamente inaugurado pelos próprios ciclistas, que, depois de percorrerem o trajeto, se dirigiram à casa do prefeito Luciano Ducci (PSB), para uma manifestação.
Lá, eles gritaram palavras de ordem exigindo políticas públicas voltadas ao uso da bicicleta não apenas como lazer. O prefeito não desceu para conversar com os manifestantes.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, Ducci não compareceu ao evento em razão de um princípio de pneumonia. Outros compromissos do prefeito também foram desmarcados pelo mesmo motivo, segundo a assessoria.
O projeto
O projeto de Ciclofaixas de Lazer da Prefeitura de Curitiba
Nessa primeira etapa, o chamado Circuito Ciclofaixa terá 4 quilômetros e vai funcionar apenas uma vez por mês. A ciclofaixa voltará a funcionar nos dias 27 de novembro, 18 de dezembro, 15 de janeiro, 12 de fevereiro e 25 de março. Nos meses seguintes, o objetivo é estender a faixa para ciclistas até o Parque Barigui, aumentando os dias de uso.
O casal Guilherme Langner, 27 anos, e Karina Rafailov, 24, aprovarou a novidade. Os dois passaram a tarde estreando a ciclofaixa. “Agora é expandir e melhorar as ciclovias existentes”, afirma Guilherme.
O casal usa a bicicleta para trabalhar eventualmente. Em média, usam a bicicleta quatro dias por semana. “Pedalamos sempre. A ciclofaixa é um primeiro passo importante”, conta o rapaz.
Já Thais Rodrigues, 33 anos, passou pela ciclofaixa também ao lado do amigo André Luiz de Almeida, 36. “Não trabalho de bicicleta, normalmente. Se tivesse mais segurança no trânsito, usaria mais. Podia ter ciclofaixa todo sábado e domingo”, comenta Thais. Para Almeida, os 4 km ainda são pouco. “Quanto mais espaço mais a gente vai usar”, explica.
O chefe de gabinete da prefeitura de Curitiba, José Andreguetto, afirma que a prefeitura não tem condições de operar a ciclofaixa de lazer semanalmente, por falta de estrutura e pessoal. Segundo ele, agentes de trânsito e guardas municipais já estariam envolvidos com outros eventos do calendário da cidade, o que impediria a operacionalização semanal da estrutura em um primeiro momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário