TRE estuda suspender agendamento do recadastramento biométrico
Tribunal pode manter o serviço só até o próximo dia 20, um mês antes do prazo final
O eleitor de Curitiba pode ter somente até o próximo dia 20 para agendar através da internet o atendimento para o recadastramento biométrico do Título de Eleitor. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) estuda oferecer o serviço somente até esta data, para concentrar o atendimento a quem se dirige diretamente à Central do Eleitor. A previsão é que em janeiro, mês final de recadastramento, haja muita procura para regularizar o documento, o que inviabilizaria novos agendamentos. Diante da possibilidade, a Justiça Eleitoral pede para que eleitores da capital que ainda não fizeram o recadastramento o façam ainda antes do Natal ou agendem o atendimento até o dia 20, para não precisarem encarar as prováveis longas filas de atendimento no início de janeiro do ano que vem. A intenção é que a capital possa fazer a identificação dos eleitores pela impressão digital na eleição municipal de 2012.
O trabalho de recadastramento só será paralisado durante cinco dias este mês, em razão das datas festivas de fim de ano. Por conta do Natal, o serviço não será oferecido nos dias 24 (sábado) e 25 (domingo). Já na virada do ano, a Central do Eleitor ficará fechada por três dias: 30 (sexta), 31 (sábado) e 01 de janeiro (domingo).
Meta
O diretor-geral do TRE-PR, Ivan Gradowski, afirma que, quanto antes o eleitor fizer o recadastramento, menor deve ser o tempo de espera, já que atualmente a procura está abaixo da possibilidade de atendimento. “Temos capacidade atender 12 mil pessoas (por dia). Em média, atendemos cerca de 4 mil”, explica.
Apesar disso, o diretor acredita que será possível cumprir a meta mínima de 80% de revisões eleitorais para garantir que a eleição do próximo ano tenha o sistema biométrico, de acordo com a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Nós vamos atingir o objetivo exigido por lei.”
Até esta terça-feira (6), cerca de 868 mil eleitores já tinham feito o recadastramento desde abril deste ano, o que representa quase 67% dos 1,3 milhão de votantes de Curitiba.
Serviço
A Central de Atendimento do TRE funciona todos os dias – inclusive aos sábados, domingos e feriados –, das 8h às 18h30. A central fica na Rua João Parolin, 55, Prado Velho. Os telefones são (41) 3330-8674 e (41) 3330-8673. Há estacionamento próprio e gratuito no local.
Para fazer o recadastramento, o eleitor precisa levar um documento oficial de identidade com foto e título de eleitor, além de um comprovante de residência. O CPF, embora não seja obrigatório, pode agilizar o atendimento. Só serão aceitos os documentos originais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário