Pesquisar no blog

22 de setembro de 2011


Você sabe porque o nome pinheirinho?

Bairro Pinheirinho:
Considerado um dos bairros mais antigos da cidade, surgiu em 1800, à denominação do bairro vem da fazenda Pinheirinho que se localizava numa região que era conhecida, no começo do século XIX, como Capão do Alto, formada por campos e capões, cortados por pequenos arroios, e com a presença esparsa de pinheiros (de onde viria a tirar o seu nome).
O bairro chegou a ser conhecido como Capão dos Porcos, devido à criação destes animais que passavam todos os dias pela rua Olho D’Água, que hoje é uma via rápida, e pelo Carrerão dos Pretos, hoje avenida Winston Churchill, sua principal via de acesso.
A urbanização e a povoação do bairro se intensificou com a chegada das industrias na Cidade Industrial e em seguida e criação da Associação a AECIC, região vizinha ao Pinheirinho, uma das características do bairro é a independência do centro de Curitiba, pois tem uma boa rede de serviços,shopping, comercio, agencias bancarias, redes de supermercados, postos de saúde,quartel general da 5° Região Militar e uma Rua da Cidadania ao lado do Terminal do Pinheirinho, o bairro faz divisa com o Xaxim, Capão Raso, Cidade Industrial e Sitio Cercado.








Pinheirinho é um bairro da região sul da cidade de Curitiba.
Trata-se de um dos principais centros de comércio popular da zona sul da cidade (notadamente especialmente na avenidaWinston Churchill, que corta o bairro).
De acordo com o IPPUC e Prefeitura Municipal de Curitiba, a dimensão é de 10,73 Km2,com uma população 49.689 habitantes de classe média e com uma densidade de 46,29 hab/km2.Seus bairros são: Capão Rosa,Cidade Industrial,Sitio Cercado,Tatuquara e Xaxim.
Suas principais vias: Avenida Winston Churchil,
Rua Izaac Ferreira da Cruz,Rua Emanuel Voluz,
Rua Ricardo Gasparin Machado,Rua Nicola Pellanda,
Rua Rogério Xavier Rocha Loures,
Alameda Nossa Senhora do Sagrado Coração
Rodovia Régis.
Seus pontos de referências são: Terminal do Pinheirinho,
US 24hs,Restaurante Popular e Rua da Cidadania.

Apresentação do blog e seu criador.

Adão Rowiecki.

53 anos,residente no Pinheirinho há 25 anos, Formado em Administração de Empresas, com habilitação em marketing, gestor Imobiliário e perito avaliador imobiliário, ex-fumante há oito anos.Resolvi juntamente com as pessoas que aqui residem,buscar melhorias para a nossa região.Sei o quanto somos fortes quando trabalhamos em conjunto.
São ações que fazem as coisas acontecerem,é preciso levantar a voz,se unir,fazer valer o dreito de cidadão,seja através do voto,seja através do simples ato de comentar neste blog...
Um dos meus projetos é escrever um livro sobre o tabagismo.
Fumei durante vinte e cinco anos e, depois de vencer o vício e ver os ganhos de qualidade vida que obtive, resolvi escrever este livro. Assim, desde 2004, busco colher depoimentos das pessoas que abandonaram o vício do fumo, no site tttp://www.vocequerparardefumar.com
Passei a ter esta visão social mais ampla depois de ler o livro “O Monge e o Executivo”, de James Hunter, com quem conversei quando ele veio a Curitiba para o lançamento da obra, em 26 de julho de 2005. E ouvi dele o seguinte conselho: “jamais se render diante dos obstáculos, pois vencer cada um deles é ganhar mais experiência em busca da sua própria realização”. Como bom ouvinte, tento seguir seus ensinamentos.
Entre os meus projetos de vida, vejo que muito ainda precisa ser feito pela população e pelo bairro que resido,tais como segurança,educação,moradia,enfim uma assistência para que o direito destas pessoas seja respeitado e a elas dado no mínimo dignidade de vida.
Por isso a criação deste blog FALA PINHEIRINHO,para que as pessoas possam reivindicar,protestar e exigir seus direitos.
Então quando vc tiver algo a reclamar da sua rua,seu bairro, sua escola,seu posto de saúde ou mesmo seu transporte coletivo,vamos usar a famosa frase.....Bote a boca no trombone,faça valer seus direitos e juntos vamos reivindicar.
Vc poderá comentar aqui no blog ou enviar e-mail para adaorowiecki@gmail.com,postando fotos ou mesmo texto,relatando o fato.
Vc está contente com o seu bairro?
Vc consegue vaga na creche quando necessita?
Vc é assistido imediatamente quando vai a um posto de saúde?
O que realmente vc precisa para melhorias no bairro?
Vamos junto melhorar o nosso bairro e dar melhor condições de vida ao nosso morador.

Vamos promover campanhas de conscientização,tais como:
1-Separar lixo do material reciclável
2-Condiciona-los em locais apropriados e seguros.
3-Eliminar água parada em pneus,latões e outros objetos para não haver criação do mosquito da dengue.
4-Preservar as nascentes e as margens dos rios,não jogando restos de qualquer detritos nestes.
5-Manter sempre seu terreno limpo e não jogar restos no terreno do vizinho.
6-Cobrar do seu vizinho a limpeza do terreno se necessário for.
7-Ligar para o órgão competente quando necessitar dos serviços,ex,copel, sanepar, prefeitura ou polícia.

Vc terá a relação dos fones que necessitar em seu bairro.
Telefones úteis.
Fone 3248 1204 Guarda Municipal Núcleo Pinheirinho
153 Guarda Municipal 24h
156 Prefeitura 24h
190 Polícia Militar
192 Samu
193 Siate e Bombeiros.
115 Sanepar 8,30 as 17h
100 SOS Criança e Direitos Humanos
181 Narco Tráfico
0800 51 00 116 Copel 24h