Pesquisar no blog

9 de dezembro de 2011

ÁGUA,UM BEM DE TODOS. QUE TAL CUIDAR E ECONOMIZAR???

Campanhas são criadas para conscientizar a população e a humanidade para que cuidem e economizem este líquido precioso e que um dia irá faltar.
Pois o homem com sua ganãncia e o medílcre desejo de conquistas, destrói as matas e até as nascentes ali existentes.


A Terra é azul”, constatou Yuri Gagarin, o primeiro e privilegiado astronauta que a avistou lá de cima. Muita gente acha erroneamente que o planeta Terra deveria se chamar "planeta água", porque afirmam que o planeta é formado por 77% de água; vejam como falta estudo para esse pessoal porque, a Terra tem essa porcentagem de água considerando apenas sua extensão superfícial (como a casca de uma laranja); em volume considerando a dimensão da profundidade, a Terra em sua maioria é sólida mesmo.



97,5% de toda água da Terra é salgada, apenas 2,5% da água do planeta é doce. De toda água  do planeta, 1,72% são água doce congelada nas calotas polares e geleiras e 0,75% estão em               forma de água doce subterrâneas; restando apenas 0,02% de água contida em plantas e animais e só     0,01% de toda água do planeta está disponível em rios, lagos e represas.                                                                         

Se pegarmos uma garrafa com 1,5 litro de água e a dividirmos proporcionalmente, como a encontramos no planeta, a quantidade de água doce disponível seria equivalente a uma única e insignificante gota.

Agora veja o que o homem fáz com os rios e nascentes existentes na terra?


Infelizmente a população não imagina que esta fonte de vida faltará um dia e este dia está muito próximo. 

Precisamos criar uma campanha de conscientização ambiental  para a comunidade, a população e as nossas crianças para cuidarem dos nossos rios e as  nossas nescentes.                                      
                                      
Um levantamento feito em Curitiba pela Secretaria Municipal do  Meio Ambiente diz...        

NASCENTES EM CURITIBA

Só 25% das nascentes ficam em áreas públicas

A maior parte das minas d’água que abastecem os rios curitibanos está nas mãos de particulares, sem manejo direto da prefeitura
Publicado em 15/06/2011 pela gazeta do povo

Um importante patrimônio natural de Curitiba está sendo cuidado – ou não – por cidadãos e empresas privadas. Cerca de 75% das nascentes, ou minas d’água, que abastecem os rios da capital paranaense estão localizadas em terrenos particulares, sem manejo direto da prefeitura. O dado foi revelado por um levantamento que catalogou 274 nascentes em território curitibano, entre 1999 e 2010. Desse total, 205 estão em áreas privadas e apenas 69 em locais públicos, como parques e praças.
“Podemos protegê-las com mais facilidade sabendo onde se localizam”, justifica a veterinária e educadora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba Cynthia Hauer de Mello Leitão, responsável pelo estudo. Fazer a catalogação, diz ela, é o primeiro passo para futuramente se estabelecer critérios para cuidar desses bens naturais. De acordo com a especialista, é muito provável que existam muito mais nascentes em Curitiba. Várias delas, inclusive, podem desaparecer antes mesmo de serem registradas.Caso alguém encontre alguma,basta comunicar a Secretaria Municipal do Maio Ambiente e para fazer análise desta água,deverá procurar a vigilância ambiental através do fone 33509317 com a Sra Lúcia.Quando alguém estiver  aterrando um imóvel onde existir uma nascente ou mina, é preciso denunciar ligando para 156.
Portanto, vc que reside em qualquer região, seja Curitiba,  ou mesmo em outra cidade,   estado e tiver conhecimento de um rio ou uma nascente que está sendo agredida ou poluida, procure           um  orgão fiscalizador e denuncie, pois este é um  bem  de todos nós.

EM QUAL PAÍS ESTÁ O MAIOR LENÇOL DE ÁGUA POTÁVEL DO MUNDO?


O Aqüífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água doce da América do Sul. Ocupa o subsolo do nordeste da Argentina (255.000 Km²), centro-sudoeste do Brasil (840.000 Km²), noroeste do Uruguai (58.500 Km²) e sudeste do Paraguai (58.500 Km²), totalizando cerca de 1,2 milhões de km² sob as bacias do rio Paraná e do Chaco-Paraná.

No Brasil abrange os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Vamos promover uma campanha no Pinheirinho e  pesquizar quantas nascentes temos aqui.    
Uma vêz descoberta a nascente,vamos ligar para a Secretári Municipal do Meio Ambiente.   
Ou mesmo para 156.   

                                                                                                  

Música facilita colonoscopia,quando for fazer este exame, peça uma musiquinha.

                              Quando for fazer este exame,peça uma musiquinha ao seu médico.
Ouvir concertos do pianista austríaco Wolfgang Amadeus Mozart durante a execução de uma colonoscopia – exame que ajuda na descoberta do câncer no intestino – pode aumentar as chances de detecção de pólipos pré-cancerosos, diz um estudo apresentado na 76.ª reunião científica do American College of Gastroenterology (Colégio Americano de Gastroentero­logia), em Washington, nos Estados Unidos. O “Efeito Mozart” acontece por uma significativa melhora no raciocínio temporal espacial dos médicos.