Pesquisar no blog

7 de março de 2012

Oposição consegue assinaturas para pedir afastamento de Derosso.Eu pergunto SERÁ??????

Bancada já coletou as 20 assinaturas necessárias para apresentar um requerimento pedindo o afastamento definitivo de Derosso da Presidência, cargo do qual se licenciou.
A bancada de oposição da Câmara de Curitiba conseguiu, na tarde desta quarta-feira (7), coletar as 20 assinaturas necessárias para apresentar um requerimento solicitando a destituição de João Cláudio Derosso (PSDB) da presidência da Casa. O pedido, porém, deve ser apresentado futuramente, pois a oposição pretender ampliar o número de assinaturas coletadas.
A representação será apresentada com base no artigo 31 do Regimento Interno da Câmara, que prevê, após o protocolo do pedido, a formação de uma Comissão Processante, que deverá avaliar se a representação será levada ou não a votação no Plenário. Em caso afirmativo, pelo menos 26 dos 38 vereadores precisam votar a favor do pedido.
Derosso, atualmente, está licenciado da presidência da Casa, que é exercida por Sabino Picolo (DEM). Os vereadores, porém, estão se movimentando para afastar o tucano definitivamente do cargo, temendo que a presença dele afete a credibilidade da Câmara, já que Derosso é investigado por supostas irregularidades nos contratos de publicidade do Legislativo.
A situação, no mo­­­­mento, não parece muito favorável a Derosso. Levanta­­mento da Gazeta do Povo feito nesta semana mostrou que 20 vereadores são favoráveis ao afastamento e existem outros seis do PSDB que não se manifestaram ou estavam indecisos.
Até PSDB defende saída
Até mesmo o PSDB, partido de Derosso, defende que ele se afaste definitivamente do cargo. O líder do partido na Câmara, vereador Emer­­­son Prado, recomendou aos integrantes da bancada tucana que sejam favoráveis à destituição.
Prado disse que chegou a sugerir a Derosso que renuncie ao cargo em razão da pressão interna e da sociedade. De acordo com o vereador, essa teria sido uma orientação do próprio partido. “Seria melhor para ele sair de forma honrosa. Apesar de não ter sido condenado judicialmente, ele está sofrendo um julgamento político”, diz.
O vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) alega que não houve reunião para tratar da recomendação, mas ele diz concordar com o posicionamento estabelecido pelo líder da bancada. “Da minha parte, sou favorável. A crise é muito grande. Trata-se de um momento oportuno para a saída do presidente”, afirma.