Pesquisar no blog

3 de novembro de 2011

Delegacias 24 horas registram cerca de 40 boletins de ocorrência no feriado.

Delegacias 24 horas registram cerca de 40 boletins de ocorrência no feriado.

Quatro unidades vão funcionar 24 horas em feriados e fins de semana. Segundo investigador, atendimento deve aumentar nos próximos dias
No segundo dia da implantação do funcionamento de quatro delegacias de Curitiba em regime de plantão 24 horas, o 3º Distrito Policial (DP), no bairro Mercês; o 6º DP, no Capão do Imbuia; o 7º DP, no Hauer; e o 10º DP, no Sítio Cercado, abriram em torno de 40 boletins de ocorrência (BOs) nesta quarta-feira (2).
Para o investigador Valdecir Botega Neves, do 3º DP, a tendência de ampliar o atendimento deverá aumentar nos próximos dias. Da meia noite até as 20 horas desta quarta, o distrito registrou 20 ocorrências. Em dias úteis, a média é de 40. A grande maioria é de perda de documentos, seguido de crimes contra a honra por brigas com vizinho. “As pessoas ainda não estão informadas quanto a possibilidade de registrar crimes mais simples pela internet”, observa.

Nos outros três distritos policiais, as ocorrências também variaram entre perdas de documentos, furto, roubo e crimes contra a honra. Para o investigador Darci Ribeiro Tenório, do 10º DP, que atende ao bairro Sítio Cercado, os plantões dos distritos escolhidos vão ajudar no aumento dos registros. “A população gostou de ter mais disponibilidade de atendimento.”


Serviço:
Confira os endereços e telefones das delegacias de Curitiba que funcionarão 24 horas:
>3º Distrito Policial: Rua Solimões, 1640, Mercês. Telefone: (41) 3335-3838.
>6º Distrito Policial: Rua Antônio Meirelles Sobrinho, 519, Capão da Imbuia. Telefone: (41) 3366-3672.
>7º Distrito Policial: Rua Professor João Soares Barcelos, 725, Hauer. Telefone: (41) 3376-1055.
>10º Distrito Policial: Avenida Izaac Ferreira da Cruz, 4210, Sítio Cercado. Telefone: (41) 3378-8382.
Acesse o boletim eletrônico pelo endereço. Os registros podem ser feitos sobre extravios (perdas) de documentos, cartões, cheques e aparelhos eletrônicos.
Outros casos
Para o plantão da Delegacia de Furtos e Roubos, a ampliação de delegacias em regime de 24 horas também é importante. Durante a tarde desta quarta, foram abertos somente cinco boletins. Em feriados e fins de semana, o atendimento chega, em média, a 20 pessoas.

Durante a permanência da reportagem na delegacia, três pessoas chegaram avisando que tinham sido vítimas de crimes. Uma delas teve a bolsa furtada dentro do carro, enquanto estava no pátio de uma igreja. Disse desconhecer a existência do boletim eletrônico. A outra vítima foi Paulo Fernando Pigozzo, 23 anos, que teve o celular roubado, após ter ser ameaçado por um criminoso empunhando uma faca, nas imediações do Terminal Guadalupe.

Nervoso, ele foi procurar auxílio na Delegacia de Furtos e Roubos para saber como proceder. Posteriormente foi encaminhado para o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), no Centro (1º DP). “Não vou recuperar o celular, mas acho importante fazer o boletim”, desabafou.

Os casos de prisão em flagrante e termo circunstanciado - que ocorrerem fora do expediente das delegacias - continuarão a ser registrados pelos Ciacs. Um está localizado no bairro Portão (anexo ao 8º DP) e outro no Centro (anexo ao 1º DP).

Fonte: Gazeta do Povo. 

Índice de violência é preocupante em Curitiba e Região Metropolitana.

Mais um adolescente é morto no Sabará

Enquanto o corpo do adolescente Loredo Messias, de 15 anos, morto na última terça-feira ao sair da escola, no Jardim Sabará, na Cidade Industrial, estava sendo velado pela família, Maicon Wilian de Lima Patrício, 16 anos, era morto por diversos disparos de arma de fogo próximo ao local do primeiro crime. Segundo testemunhas, os dois seriam amigos. A Delegacia de Homicídios investiga a possibilidade de ligação entre os crimes.
Segundo um morador, Patrício, 16 anos, foi morto em frente de sua casa, na Rua Ary Giannini, enquanto conversava com Alberto Francisco, 40 anos. O adolescente tinha oito ferimentos em diversas partes do corpo. Conforme avaliação, o jovem foi alvejado e chegou a percorrer três metros antes de cair morto.
O investigador da Delegacia de Homicídios, Fábio Pinheiro, informou que Patrício estaria com outro rapaz, que fugiu do local. Francisco, que também estava com a dupla, recebeu um tiro pelas costas e foi removido de helicóptero ao Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana. Segundo o hospital, o homem encontra-se em estado estável.
Medo
Loredo Messias, de 15 anos, era amigo de Patrício, segundo informações de testemunhas. Na tarde de segunda-feira, o adolescente foi perseguido e assassinado em frente da Escola Cândido Portinari. No dia 5 de outubro, dois outros estudantes – de 15 e 16 anos –, também amigos de Messias, foram baleados quando saíam do colégio estadual.
A líder comunitária Regina dos Reis, moradora da região há mais de 20 anos, se diz revoltada. “A violência tem aumentado muito nos últimos anos. Os pais estão apavorados de mandarem os filhos para a escola”. Ela alerta que, quando havia a presença da guarda montada da Polícia Militar na região, a situação era melhor.
Outra moradora – que não quis se identificar por medo – tem uma filha estudante do 6.º ano da escola estadual e afirma que tem receio de enviar a jovem para a escola nos próximos dias. “Já temos cuidados de não sair na rua depois que anoitece; agora, teremos que deixar nossos filhos presos em casa?”
Serviço:
Você tem informações que podem ajudar a elucidar esses crimes? Ligue para a Delegacia de Homicídios no telefone (41) 3360-1400.
Fonte:Gazeta do Povo.