Pesquisar no blog

18 de novembro de 2012

21 de março - Dia Internacional da Síndrome de Down

Hoje comemoramos o Dia Internacional da Síndrome de Down.

                

       
A Reviver Down é uma entidade sem fins lucrativos que reúne pais, pessoas com Síndrome de Down (SD) e profissionais afins, interessados por uma causa comum: melhorar a qualidade de vida e proporcionar maiores oportunidades para a pessoa com SD.
                                               

O que fazemos

Aprendiz Down
É um grupo de pais e mães de crianças com SD que se reúne para discutir a aprendizagem de seus filhos.
Nascer Down
O Grupo Nascer-Down é formado por casais, pais de crianças e jovens com SD, e tem como principal função apoiar pais de recém - nascidos com SD.

Para mais informações, acesse o link.
http://www.reviverdown.org.br/

                  
O que é a Síndrome de Down?O pai, por meio do espermatozóide, e a mãe, por meio do óvulo, doam cada um 23 cromossomos ao filho. O cromossomo é uma estrutura que contém o código genético do indivíduo. A união do óvulo com o espermatozóide resulta em 46 cromossomos. Esta célula inicial, chamada de ovo, se divide resultando em células de conteúdo idêntico. O portador de Síndrome de Down tem três cópias do cromossomo 21, em vez de duas como é o normal. Portanto, esse indivíduo tem 47 cromossomos em vez de 46.
Como diagnosticar?Primeiro é feito um rastreamento para verificar características físicas no feto que podem ser sinais da Síndrome de Down. Pela ultra-sonografia pode ser vista, por exemplo, a translucência nucal. Trata-se de um volume líquido que se forma sobre a nuca do feto e, que, quando aumentada pode indicar podemos identificar cerca de 70% dos fetos com Síndrome de Down. "Utilizamos um programa de computador específico fornecido pela Fetal Medicine Foundation, de Londres, que por meio da combinação da translucência nucal com a idade materna pode calcular o risco do bebê ter a alteração'', explica o médico Renato Ximenes.

http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=10798&cod_canal=10