Pesquisar no blog

9 de fevereiro de 2012

Motoristas e cobradores de Curitiba e região podem entrar em greve na próxima semana


Indicativo de greve da categoria será encaminhado para empresas na sexta-feira e assembleia na próxima segunda-feira pode determinar a paralisação dos trabalhadores. Urbs não vai se manifestar sobre o assunto
Os motoristas e cobradores que trabalham nas empresas do transporte público de Curitiba e região metropolitana podem entrar em greve a partir da próxima terça-feira (14). O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) vai encaminhar o indicativo de greve da categoria para as empresas na sexta-feira (10). Uma assembleia com os trabalhadores está marcada para a noite de segunda-feira (13) e, caso não haja uma proposta para as reivindicações da categoria, uma greve seria deflagrada já no dia seguinte.
O Sindimoc está reivindicando aumento salarial de 40%, mas as empresas ofereceram apenas o reajuste do valor correspondente à inflação. A assessoria de imprensa do sindicato informou que está aberta a negociar com as empresas, mas os trabalhadores querem receber um percentual de aumento real.
Além dessa questão, estão na pauta dos trabalhadores o respeito às escalas, organização de tabelas com horários pré-fixados de trabalho, melhoria nas condições de trabalho, aumento do vale-alimentação, aumento da verba para saúde, treinamentos, pelo menos um domingo de folga por mês, entre outras.
Na segunda-feira (13), a assembleia da categoria vai ocorrer na Praça Rui Barbosa, a partir das 21h30.
A Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) afirmou que se trata de uma negociação entre o sindicato patronal e o dos trabalhadores e que não vai se manifestar sobre o assunto.