Pesquisar no blog

9 de março de 2013

Mesmo com abaixo assinado, autoridades não respondem as reivindicações das comunidades.

No dia 14/02/2013,  fiz a entrega de um abaixo assinado ao Exmo  Secretário da Educação do Estado do Paraná o Sr Flávio Arns, pleiteando uma escola de ensino médio para a comunidade da Vila Piratini no Pinheirinho.Segundo o Secretário, será feita uma avaliação e analise da viabilidade  deste projeto. O  Secretário fez algumas ligações e  disse que em breve alguém me procuraria para conversar a respeito.
Quase um mês se passou e nem mesmo uma ligação recebi de alguém ligado a Secretaria de Educação. A comunidade aguarda uma resposta  Sr Secretário.



Uma outra reivindicação, é a implantação de um semáforo nos cruzamentos das Ruas Mal. Otávio Saldanha Mazza com Frei Teófilo no Capão raso.



Em  meados de 2012, foi feito um abaixo assinado pedindo um semáforo nos cruzamentos das Ruas Mal  Otávio Saldanha Mazza e Frei Teófilo, o mesmo foi encaminhado  para o vereador da região o   Sr Tito Zeglin, para que o  encaminhasse ao órgão competente. No inicio de outubro do mesmo ano, fui procurado por um membro da comunidade para ver em que situação se encontrava o tal projeto, procurei a Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba para obter as devidas informações, fui informado que os referidos cruzamentos não comportavam um semáforo e sim uma lombada eletrônica. Pesquisei, observei que pela manhã  das 6 h 30 min às 8 h 30 min e na parte da tarde  das 17 h 30 min às 19:00 , o fluxo de veículos é muito grande,  fiz um vídeo encaminhando o mesmo ao Sr Secretário.
Veja o vídeo abaixo.

Sem resposta ainda, resolvi convocar a Rede Massa para fazer uma matéria  com a participação de  alguns moradores. No dia 23 de outubro  as 18:00, esteve no local uma equipe de reportagem  para gravar a matéria, indo ao ar no dia seguinte às 12 h 40 min. Logo após a apresentação da  matéria, um morador me disse que esteve uma equipe da Secretaria Municipal de Obras no local fazendo o levantamento.
Veja o vídeo da Rede Massa.


Já no final da administração de Ducci, vi que nada conseguiria, pois Gustavo Fruet o prefeito eleito, faria uma mudança de secretários e o processo teria que iniciar do zero. No início de março de 2013,  fui novamente até a secretaria e lá  falei com o responsável do departamento de engenharia e o mesmo me aconselhou a procurar o  vereador  Sr Tito Zeglin, pois através da CMC, poderia  pedir uma verba  chamada ( dotação) conseguir dinheiro,e a execução do projeto poderia se concluir em um tempo menor. No dia 04 de março  fui até o gabinete do  vereador  e lá fui recepcionado pela sua assessoria, pois ele se encontrava em plenário  em uma das sessões. Em reunião com seus assessores, os mesmos informaram-me que cada vereador tem uma verba anual de aproximadamente R$ 450 mil para a conclusão de seus projetos. Por se  tratar de um semáforo e isso tem um custo aproximado de R$ 160 mil, e envolve vários departamentos da prefeitura,  o mesmo poderá ter sua   conclusão  até o final  de 2013. Fica a pergunta, será que a implantação de um semáforo em um cruzamento de movimento intenso, onde foi comprovado através de vídeo, a imprensa esteve no local fazendo uma matéria, este projeto levará quase dois anos para sua conclusão? Ou  primeiro devem acontecer tragédias para que as autoridades se sensibilizem e depois executem o tal projeto?
Qual é o menor custo, prevenir ou remediar?
Vamos acompanhar e cobrar sempre que necessário a evolução dos acontecimento deste projeto.
As pessoas  também  devem cobrar sempre que estiverem em alguma reunião na igreja, na escola na associação dos moradores, pois quanto mais pressão exercermos, maior  será a chance da implantação.
Estamos de olho.