Pesquisar no blog

29 de julho de 2012

Veja como se proteger da marginalidade. Conselhos de quem conhece.


Em primeiro lugar, gostaria de agradecer o Sr Presidente da Conseg Batel, o sr Acef    Said, pela permissão desta publicação, tenho certeza que muitos farão deste manual de  segurança, seu santo protetor do dia a dia.                                                                        

Depoimento de quem realmente entende.

 “Nada melhor que a prevenção. A cautela é a melhor arma para se evi­tar a ocorrência de crimes. Não custa que observemos algumas medidas e evitemos certos comportamentos para afastar a eventual ação de deli­quentes. Siga as normativas e saiba o que fazer se for alvo do infortúnio. Lembre! Nós somos seus amigos e estaremos ao seu lado, ajudando-o e orientando-o em todos os momentos. Aproveite. Curitiba tem muito de bom para lhe mostrar.”

Alcimar de Almeida Garrett
Delegado-chefe do 1º Distrito Policial e Setor de Atendimento ao Turista (SAT) de Curitiba.
“A Segurança Pública caracteriza-se como o esforço de todos, em prol de um objetivo comum. Esta união governo e comunidade, é o alicerce da po­lícia comunitária, a integração e interação de órgãos públicos e privados, além dos Conselhos Comunitários de Segurança e demonstra de forma eficiente a somatização de esforços para combater a criminalidade e a manutenção eficaz da Ordem Pública. A publicação e lançamento da car­tilha de segurança pública é a concretização destes objetivos, em prol do bem comum e Estado Democrático de Direito, onde todos os segmentos da sociedade são privilegiados.”

Tenente Coronel Rosa Neto
Comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar do Paraná
“Uma nova forma de pensar a segurança pública que depende, antes de tudo, da vontade sincera e consciente de cada indivíduo que integra a so­ciedade, foi proposta pelo CONSEG do bairro Batel a partir da conjugação de esforços e do apoio da ação da sociedade civil organizada. O compro­metimento e sensibilidade com ações sociais e preventivas em prol do bem-estar e segurança da população, ao participar e apoiar esta iniciativa, são de suma importância para que nós enquanto comunidade organizada e integrada com as forças do Governo do Estado, do Governo Municipal e com as forças da Segurança Pública, possamos fazer a diferença.”

Michele Cabral
Coordenadora Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança – SESP - PR. www.antidelito.net  
Polícia Civil do Paraná 1º Distrito. 33263400 Rua André de Barros, 671 Centro Curitiba - PR
“Prevenir a segurança física das pessoas e do patrimônio é dever do Es­tado, mas cada de nós tem que fazer a sua parte. A missão do Conseg - Batel, além de assessorar seus associados em questões de segurança, é também manter relações estreitas com os poderes estratégicos de se­gurança pública. A proteção do patrimônio e das pessoas, empresários, empregados e até dos familiares, requer o desenvolvimento de políticas de segurança, estratégias de inteligência e um contato direto com os ór­gãos de segurança. A prioridade dos profissionais de segurança é cuidar sempre da imagem das instituições, de seus executivos, dos empregados e das famílias, visando assessorar a comunidade na prevenção.”

Francisco Carlos Ribeiro
Gabinete da Presidência da Petrobrás - Segurança Empresarial
“Pensar em Segurança é pensar em garantir a integridade física e patrimo­nial. Unidos podemos fazer a diferença. A iniciativa do Conseg – Batel é mais uma atitude em agregar valor à comunidade. O cidadão de bem não pode ser penalizado pelas mazelas deixadas pelo Estado. A Constituição Federal nos norteia em capitular no art. 144 caput sobre Segurança Públi­ca deixando explícito que a Segurança é dever do Estado, porém é direito e responsabilidade de todos. O Conseg-Batel está fazendo um papel de extremo benefício entregando ao cidadão esta cartilha que uma vez lida deve ser multiplicada entre as famílias, minimizando assim os riscos e em conjunto preservando a Ordem Pública, a incolumidade das pessoas e do patrimônio. Nós da TIM BRASIL parabenizamos a iniciativa e reiteramos a parceria.”


Jocimar de Quadros
Manager da Diretoria de Segurança da TIM BRASIL.
“ Uma cidade como Curitiba, referência em qualidade de vida, distingue-se também pelas políticas de segurança. Com ações práticas, zelamos pelos nossos moradores, os turistas e pela reputação de nossa cidade. Mesmo assim, sempre é importante a colaboração e a atenção de todos. Medi­das simples, como as descritas nesta pratica cartilha, fazem nossa viagem mais gostosa, do início ao fim.”


Juliana Almeida Vosnika Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba  
Dicas de segurança no carro
no carro
Para sua segurança, dirija com os vidros fechados. Use o cinto de segu­rança e acione a trava interna de todas as portas.
Nos semáforos, pare sempre com a primeira marcha engatada e fique alerta à proximidade de estranhos.
Ao estacionar não deixe as chaves no contato do carro, ainda que seja por alguns momentos e traga consigo a cópia. Ao retornar ao carro, esteja atento para suspeitos nas proximidades. Se for obrigado a estacionar na rua, procure locais movimentados e bem iluminados. Não deixe expostos objetos, documentos, talões de cheque, cartões de crédito. Nunca confie a chave a flanelinhas.
Ao descer, certifique-se de que as portas estão trancadas. Levante os vidros, tranque as portas e porta-malas, mesmo por um minuto.
Se o carro apresentar um inexplicável defeito que impeça o motor de funcionar, desconfie de estranhos que se ofereçam para prestar ajuda. Chame o socorro.
Não fique no carro estacionado na rua. Se necessário, faça-o onde haja ampla visão e esteja alerta à aproximação de estranhos.
Ao chegar à sua casa, se perceber a presença de suspeitos nas imedia­ções, não pare e comunique-se com a polícia. Combine com os familiares anunciar a chegada com leves toques de buzina.
Não ostente correntes, braceletes, relógios etc. Atenção nos faróis. Não abra os vidros para ambulantes.
Não pare para discutir batidinhas, principalmente à noite. Se for vítima de um abalroamento que pareça proposital, não pare para constatar danos. Procure o policial mais próximo e relate o ocorrido.
Os ladrões se valem de nossos momentos de descuido.
Em caso de assalto não reaja, sua vida não tem preço.
Equipe seu carro com trava mecânica de pedais e volante, interruptores elétricos e de combustível, alarme, etc.
Som e acessórios são visados pelos ladrões. Leve-os consigo quando deixar o carro na rua e, se não puder fazê-lo, esconda-os.

 Polícia Civil do Paraná 1º Distrito. 33263400 Rua André de Barros, 671 Centro Curitiba - PR
Não dê carona a estranhos e não pare para dar auxílio em locais ermos ou horas avançadas. Avise a polícia.
Adereços, ocultos ou ostensivos, permitem a identificação mais rápida de um carro roubado.
Se perceber estar sendo seguido, aja com naturalidade e vá a vias de grande movimento onde poderá pedir ajuda.
Não carregue valores no carro desacompanhado. Se estiver nesta situ­ação e houver uma emergência, procure não parar.
na rua
Não ande desacompanhado em locais ermos ou horário avançado. Ca­minhe no meio da calçada e no sentido contrário ao trânsito.
Ao sair de uma festa ou reunião, espere a companhia de um amigo para ir.
Procure pontos de ônibus em locais de maior movimento e próximos ao comércio.
Não vá a locais isolados para encontros amorosos.
Dinheiro e bolsa
Não carregue grandes importâncias em dinheiro. Se o fizer, guarde de modo seguro e discreto, evite aglomerações e lugares desertos. Carregue a bolsa firmemente segura entre o braço e o corpo, mantendo a mão sobre o fecho. Separe previamente o dinheiro necessário para despesas e siga diretamente para seu destino.
no ônibus
Em ônibus vazios, sente-se próximo ao motorista e separe o valor da pas­sagem para não mostrar o dinheiro na hora de pagar. Sendo possível, use as estações tubos com acessos rápidos e curtos. Dentro da condução, coloque a carteira, a bolsa, pacotes ou sacolas na frente do corpo.
desconfie de estranhos
Desconfie sempre de estranhos de conversa envolvente que se aproxi­mem. Não aceite convites de desconhecidos na rua, bares ou casas no­turnas.
Não se deixe levar pela conversa de estranhos que proponham “negó­cios da China”.
nas compras
Evite fazer compras só. Com uma companhia é mais seguro.Polícia Militar do Paraná 2ª Companhia. 3223 2605 Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1564 Batel Curitiba-PR
Prefira pagar no cartão, para não levar grandes quantias em dinheiro.
Não deixe a bolsa, carteira ou compras onde possam ser roubados.
Não entre em lojas muito cheias.
Procure fazer suas compras em horários de menor movimento.
Não mostre dinheiro em público, principalmente em bares, restaurantes, lojas, cinemas e ambulantes.
Evite carregar muitos pacotes, para não ter as duas mãos ocupadas.
em casa
Mantenha fechadas portas e portões de acesso de sua casa.
Proteja todas as janelas com grades sólidas, preferencialmente instala­das no lado interno.
Proteja a porta da cozinha e isole o cômodo à noite e quando sair, tran­cando portas intermediárias.
Mantenha isolado o acesso ao sótão da casa, deixe este acesso num local que possa ficar trancado.
Aparelhos de ar condicionado e exaustores devem ser fixados firmemen­te às paredes.
Esteja alerta à presença de suspeitos próximos a sua casa, quando chegar ou sair. Os registros de roubos mais comuns são entre 7 e 9 horas e das 18 às 20 horas.
Não permita o ingresso de estranhos em sua casa. As credenciais de carteiro e outros prestadores de serviço devem ser examinadas e, em caso de dúvida, confirmadas por telefone. Alerte familiares ou o vizinho mais próximo, quando liberar a entrada de um deles.
Não guarde grandes valores em sua casa. Se preferir usar cofres de segurança em casa, guarde sigilo quanto a sua existência e localização. Sempre que possível instale mais de um, sendo um deles fora de seu quarto ou escritório.
Tenha cães adestrados no lado externo da casa. Cachorros de estima­ção e de pequeno porte devem ficar dentro de casa, principalmente na área dos fundos, onde poderão latir em caso de emergência.
Ao contratar empregados, peça referências que possam ser confirma­das. Se residirem fora do emprego, confirme o endereço antes de empre­gá-los. Consulte a Polícia antes de contratar.
Mantenha sempre à mão os telefones de emergência da Polícia. Co­nheça a localização da Delegacia de Polícia de seu bairro. Instrua seus familiares e empregados de como proceder em caso de perigo.
Não contrate empresas de vigilância armada sem registro junto à Polícia Federal. Exija comprovação.
Mantenha a entrada de sua casa livre de obstáculos que impeçam sua ampla visão do imóvel. Polícia Civil do Paraná 1º Distrito. 33263400 Rua André de Barros, 671 Centro Curitiba - PR
Teste periodicamente o alarme de sua casa.
Conheça seus vizinhos e assegure-se que eles o reconhecem para contar com eles numa emergência.
Dificulte a ação de bandidos. Instale trincos e travas de segurança nas portas e janelas.
Coloque trancas, correntes e cadeados nos pontos mais vulneráveis. Improvise suas defesas conforme a necessidade.
Obstáculos internos podem impedir a abertura de portas e janelas.
Deixe objetos que produzam barulho quando portas e janelas forem forçadas.
Impeça o deslizamento de portas e janelas sobre trilhos com ripas de madeira.
Faça um furo na moldura das vidraças, no ponto em que elas se sobre­põem, e introduza um objeto resistente como um parafuso.
Trave vitrôs e venezianas mantendo a manopla presa à haste de aciona­mento por um cadeado ou mesmo com um arame grosso, apertado com alicate.
no condomínio
A seleção de empregados deve ser rigorosa, com pesquisa da vida pre­gressa dos candidatos e criteriosa verificação das referências.
Mantenha discrição quanto a valores guardados na casa, existência de objetos de valor e cofres.
Funcionários, principalmente os da portaria, devem ser alertados para os diferentes modos de ação usados pelos delinqüentes e devem estar capacitados para tomar providências.
Ao atender estranhos, o porteiro deve manter os portões fechados e as pessoas do lado de fora.
O acesso de estranhos, sempre que possível, deverá ser restrito a um horário pré-fixado e com cautela.
O portão somente pode ser aberto após a identificação do visitante e o aviso ao morador sobre a conveniência da entrada.
Na dúvida, deve-se solicitar ao morador a identificação do visitante.
Os prestadores de serviços devem ser identificados pelos documentos e seu acesso só deve ser liberado com a autorização do morador e devida­mente acompanhado por um funcionário.
Nos horários de limpeza e recolhimento de lixo, as entradas do edifício devem ser fechadas, abrindo apenas o acesso ao lixo.
A entrada social, a de serviço e a garagem devem ser iluminadas.
Obras de arte, decoração e jardinagem não devem obstruir a visão do local à distância.
Polícia Militar do Paraná 2ª Companhia. 3223 2605 Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1564 Batel Curitiba-PR
Os acessos aos apartamentos e casas devem ter boa iluminação, con­trolada do interior da residência. As portas devem ser sólidas e ter olho mágico.
O interfone é fundamental para que, em caso de emergência, o morador comunique a presença de suspeitos ou de indivíduos indesejáveis em seu hall de entrada.
Havendo prédios contíguos ou próximos, por consenso dos seus mora­dores, poderá ser instalada uma ligação pelo interfone de suas portarias ou mesmo de um simples alarme sonoro que funcionará como pedido de auxílio em situações de perigo.
A guarita deve ser recuada do portão com grades altas ao redor do pré­dio e o portão da garagem controlado pela portaria.
Os equipamentos de segurança (portas de entrada, portões de garagem, extintores, etc) devem estar em perfeitas condições.
entregas
A entrega de encomendas, flores, correspondências, etc que não tenham sido solicitadas ou que não tenham remetente devem ser recusadas.
Quando estiver aguardando entrega a domicílio, instrua a portaria para receber as encomendas, evitando estranhos em seu apartamento. Quan­do recepcionar pessoas que não conheça, faça-o nas áreas de uso co­mum do edifício, à vista dos funcionários da portaria.
cuidados do síndico
Realizar reuniões periódicas com os condôminos a fim de despertar a consciência para a segurança de todos.
Cadastrar os dados pessoais, dos veículos e de parentes próximos de todos os condôminos, para uso em caso de emergência.
Identificar todos os visitantes.
Acompanhar o andamento de todos os trabalhos realizados no edifício.
Realizar a reciclagem e treinamento periódico de seus funcionários, vi­sando à segurança do condomínio.
cuidados do zelador
Ao abrir o portão da garagem, identificar o motorista e observar se não há risco de entrar alguém junto.
Na entrada ou saída de pessoas do condomínio, somente abrir o portão após verificar se não há suspeitos próximos.
Polícia Civil do Paraná 1º Distrito. 33263400 Rua André de Barros, 671 Centro Curitiba - PR
cuidados do condômino
A compreensão e colaboração são fundamentais para a segurança do Condomínio.
Elogie as ações dos funcionários que visam a garantir a segurança de todos os condôminos, mesmo quando representam algum transtorno.
Ao chegar ou sair da garagem, observe se não há pessoas estranhas ou suspeitas.
Ao estacionar seu veículo na garagem, deixe-o trancado, com o alarme ligado e sem pacotes ou objetos à vista.
Alerte a portaria quando esperar encomendas ou vá receber o entrega­dor na recepção.
Quando solicitado à portaria, verifique se o assunto lhe diz respeito, só então desça à recepção para atender.
Ao contratar empregados domésticos, receba-os na portaria e exija do­cumentação e referências, averiguando a autenticidade e veracidade das informações.
Não deixe cópias das chaves na portaria.
Ao chegar e ao sair, esteja alerta para presença de estranhos nas ime­diações de seu prédio. Qualquer suspeita deverá ser comunicada imedia­tamente à Polícia.
ao viajar de carro
Antes de viajar verifique documentos, faróis, luzes, pneus, estepe, freios, suspensão, combustível e limpadores de pára-brisas.
Lugar de criança é no banco traseiro e com os equipamentos de segu­rança exigidos por lei.
Use sempre o cinto de segurança.
cuidados com a residência ao viajar
Não comente a viagem perto de estranhos.
Comunique sua ausência a um vizinho de confiança. Telefone para ele de vez em quando, para saber se está tudo bem.
Em ausências prolongadas, peça a um parente para visitar sua casa, para demonstrar a presença de pessoas.
Suspenda a entrega de jornais e peça para um vizinho recolher a cor­respondência.
Não deixe jóias ou dinheiro dentro de casa, mesmo que seja em cofre. Utilize o cofre de bancos.
Polícia Militar do Paraná 2ª Companhia. 3223 2605 Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1564 Batel Curitiba-PR
Não deixe luzes acesas, pois durante o dia significam ausência de pessoas.
No caso de residências com jardim na frente, contrate alguém para man­tê-lo limpo, evitando o aspecto de abandono.
Só deixe chave com pessoas de absoluta confiança.
Desligue a campainha. Assim, você deixa em dúvida quem usá-la ape­nas para verificar se você está em casa.
Feche as portas e janelas com trincos e trancas.
Reforce a porta da frente com fechaduras auxiliares.
Coloque alarme sonoro com pelo menos 2 sensores.
no hotel
Guarde valores no cofre do hotel, inclusive passaporte e passagens de volta.
Não abra a porta de seu apartamento sem identificar com segurança o visitante.
Não atenda funcionários do hotel que queiram oferecer serviços não solicitados. Comunique à gerência.
Não troque dinheiro com carregadores, taxistas ou desconhecidos que o abordarem em aeroportos e estações rodoviárias ou ferroviárias. Procure casas de câmbio ou bancos.
Utilize somente os serviços de táxi cujos motoristas tenham identificação pessoal à vista. Não use táxi que esteja fora do ponto.
Em restaurantes não pendure bolsas, máquinas fotográficas ou câmeras de vídeo nas cadeiras e nem as coloque no chão.
Não revele seus dados pessoais a desconhecidos, ainda que sejam eventuais companheiros de viagem.
Durante os traslados, vigie sua bagagem. Use etiquetas grandes e colo­ridas que permitam a fácil identificação de suas malas.
o uso de cartões
Nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar.
Não escolha a data de nascimento, nem repita o mesmo número várias vezes como senha de seu cartão magnético.
Quando necessitar de esclarecimentos, recorra aos funcionários identificados.
Não aceite ajuda de desconhecidos.
Exija que as pessoas atrás de você, na fila, observem os limites das cai­xas que garantem a privacidade do uso dos caixas eletrônicos.
Fique alerta à aproximação de estranhos.
Não admita a ação de intrusos ou curiosos quando estiver operando o sistema.

Ao digitar sua senha coloque o corpo bem junto ao teclado, impedindo que seja vista.
Tome especial cuidado com esbarrões aparentemente acidentais, que o façam temporariamente perder de vista seu cartão magnético.
Sempre que entregar o cartão a um vendedor ou funcionário do banco, certifique-se, na devolução, que o cartão é o seu.
Ao fazer um saque, nunca coloque o dinheiro ou a carteira no bolso de trás.
Ao sair do banco, olhe bem para todos os lados, e verifique se ninguém o segue.
Faça saques em caixas eletrônicos instalados em locais de grande mo­vimento de pessoas, de preferência durante o dia.
Se houver necessidade realizar saques no período noturno, não vá so­zinho ao caixa eletrônico. Leve um ou mais acompanhantes adultos com você e peça que aguardem fora da cabina, como se estivessem na fila.
Ao sacar, divida o valor em diversos bolsos e abandone o local o mais rápido possível.
Acompanhe sua conta com extratos periódicos dos lançamentos.
A preservação do cartão magnético e o sigilo de sua senha pessoal são de sua responsabilidade.
Se seu cartão for perdido, furtado ou roubado, comunique imediatamen­te o banco e registre a ocorrência na delegacia mais próxima.
Ao pagar com cartão de crédito, acompanhe o processo de pagamento e a impressão do comprovante, evitando que o cartão permaneça longe de sua vista.
Solicite sempre sua via do comprovante de venda e confira o valor de­clarado.

No próximo domingo, publicaremos os pontos turísticos de Curitiba e os horários da linha de turismo.
Aguardem.