Pesquisar no blog

1 de março de 2012

Está oficialmente aberta a Olimpíada Fiscal de 2012, não vá ficar de fora nessa?

De hoje até o fim de abril está aberto o prazo para a entrega da Declaração do IR. Faça tudo certo e evite a malha fina.
Maratona com obstáculos, corrida contra o relógio, lançamento de dívidas, abatimento de despesas. As modalidades são muitas e o contribuinte precisa estar preparado para encarar os desafios. Veja como declarar seguindo as regras do jogo

1. Preparação
Antes de competir pra valer, faça um aquecimento. Separe todos documentos e teste o Programa Gerador da Declaração (PGD). Se tiver qualquer dúvida, você pode pedir ajuda ao técnico do Fisco clicando na tecla F1.
2. Barreiras
Pequenos deslizes podem custar caro no final da prova. Lembre-se de que é preciso informar o CPF dos dependentes e também seus rendimentos. As despesas com saúde precisam ser detalhadas. Já os imóveis devem ser declarados com o valor da compra.
3. Precisão
Informe todas as suas fontes de renda – salários, aluguéis, pensões. Seja rigoroso na mira e confira se o nome, CNPJ e valores são exatamente os mesmos que constam nos documentos. A imprecisão nesses dados pode colocar o contribuinte no alvo do Fisco.
4. Linha de chegada
Não deixe para resolver tudo na reta final. É melhor ir dosando o esforço e fazer tudo com calma do que correr riscos desnecessários. Além disso, quem chegar primeiro tem prioridade para receber as restituições. O envio pela internet tem prioridade sobre a declaração em disquete e os idosos têm prioridade no primeiro lote.
5. Malha fina
Mesmo depois do envio das informações, o resultado da declaração ainda depende da homologação da Receita Federal. A fiscalização é feita eletronicamente com o cruzamento de dados dos contribuintes. Se o sistema acusar qualquer indício de irregularidade, o contribuinte pode ser convocado para dar explicações e prestar esclarecimentos.
6. Espírito esportivo
Se perceber qualquer equívoco nas informações prestadas, o contribuinte pode fazer uma declaração retificadora. Para isso, corrija os dados e selecione “sim” no campo “Esta declaração é retificadora?” na tela inicial do programa.

Prazos
A pira olímpica permanece acesa durante toda a realização dos jogos. Neste ano, o calendário da declaração vai do dia 1º de março às 23h59 do dia 30 de abril. Quem perder o prazo fica sujeito à multa de 1% ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.
Declaração de bens
É com o quadro “Declaração de Bens” que a Receita calcula se a variação do patrimônio é compatível com a renda do contribuinte. Devem ser informados saldos em conta, aplicações financeiras. Bens móveis – como carros, embarcações e aeronaves –, com valor acima de R$ 5 mil também devem ser declarados.
Fonte..Gazeta do Povo.