Pesquisar no blog

10 de março de 2012

Curitiba passa para a segunda fase do concurso “As Sete Cidades Maravilhosas do Mundo”

 



Curitiba passa para a segunda fase do concurso “As Sete Cidades Maravilhosas do Mundo”

Capital paranaense concorre com outras duas cidades brasileiras e mais de 300 ao redor do mundo. Resultado sai em dezembro de 2013.
Curitiba está mais perto da possibilidade de se tornar uma das “Sete Cidades Maravilhosas do Mundo”. A capital paranaense passou para a segunda etapa do concurso “7 New Wonder Cities”, que iniciou a corrida com mais de 1,2 mil concorrentes em janeiro, e que na última quarta-feira (7) divulgou a lista das 300 candidatas que passaram para a próxima fase da disputa.
A briga é acirrada mesmo dentro do Brasil. Isso porque um dos cartões-postais do país, o Rio de Janeiro, também passou para a próxima etapa e está no páreo, inclusive à frente de Curitiba – no ranking das cidades da América do Sul que continuam disputando, o Rio de Janeiro figura em 4º. lugar. A capital Brasília, outra que representa o Brasil, está em 10º. Já Curitiba está em 14º, de um total de 20 representantes sul-americanas.
As outras cidades da parte sul-americana que passaram para a próxima fase são Mendoza (Argentina; 1º.), Cusco (Peru, 2º.), Lima (Peru, 3º.), Buenos Aires (Argentina, 5º.), Salta (Argentina, 6º.), Punta Del Este (Uruguai, 7º.), La Paz (Bolívia, 8º.), Bogotá (Colômbia, 9º.), Valparaíso (Chile, 11º.), Quito (Equador, 12º.), Cuenca (Equador, 13º.), Caracas (Venezuela, 15º.), Montevideo (Uruguai, 16º.), Santiago (Chile, 17º.), Georgetown (Guiana, 18º.), Assunção (Paraguai, 19º.) e Cayenne (Guiana Francesa, 20.).
A partir de agora, os votantes devem escolher as 77 cidades, entre as mais de 300, que merecem passar para a terceira etapa do concurso. O resultado sai no dia 23 de novembro. Após essa data, escolhem-se as 28 mais votadas que vão para a quarta fase, e cujo resultado sai no dia 6 de dezembro de 2012. A partir daí, a população terá quase um ano, do dia 7 de dezembro de 2012 até 6 de dezembro de 2013 para escolher as 14 finalistas. No dia 7, por fim, serão reveladas as sete escolhidas.
Entre as mais de 300 que concorrem atualmente, há pelo menos uma de cada país. Os grupos estão divididos por regiões continentais. Na América do Norte, o primeiro lugar atualmente está com Nova York (EUA). Na América Central e Caribe, com Havana (Cuba).
No bloco europeu, Nápoles (Itália) figura na frente, assim como Cairo (Egito), no continente africano. No Oriente Médio, Jerusalém (Israel/Palestina) está em primeiro lugar, e no Norte da Ásia e Pacífico, Tóquio (Japão). A cidade russa de São Petesburgo lidera no bloco Ásia Central e Sul da Ásia, e no sudeste da Ásia e Oceania, o posto atualmente está com Vigan, nas Filipinas.
Para votar, é preciso acessar o site www.new7wonders.com/cities e escolher as sete cidades preferidas, que figurarão numa lista no canto superior direito da tela. Após isso, é necessário dar o endereço de e-mail e confirmar o voto.
Anteriormente, o site "New7Wonder" havia feito o concurso das novas Sete Maravilhas da Natureza. O resultado foi divulgado em novembro. Os vencedores foram a Amazônia e as Cataratas de Iguaçu (Brasil); Ilha de Komodo (Indonésia); A Baía de Halong (Vietnã); A Montanha da Mesa (África do Sul); a Ilha Jeju (Coreia do Sul) e o Rio Puerta Princesa, nas Filipinas.





Confira as fases do concurso “As sete Cidades Maravilhosas do Mundo”
1ª fase: 7 de janeiro a 7 de março de 2012 – 1,2 mil cidades de mais de 220 países receberam votos
2ª fase: 7 de março a 23 de novembro de 2012 – a segunda fase seleciona mais de 300 cidades, que devem novamente ser votadas. No total, 77 serão escolhidas
3ª fase: 23 de novembro a 6 de dezembro de 2012 – Das 77 mais votadas, serão escolhidas 28
Final: 7 de dezembro de 2012 a 6 de dezembro de 2013 – das 28 mais votadas, serão escolhidas 14 finalistas
Resultado: 7 de dezembro de 2013 – São reveladas as 7 cidades-maravilhas do mundo
Fonte..A Gazeta do Povo.