Pesquisar no blog

10 de fevereiro de 2012

Dia mundial da água, 22 de março, vamos fazer a nossa parte??

Precisamos repensar e nos reeducar para evitar um caus no futuro.
Vamos economizar água  e energia neste calor.
Segundo o Diretor da Companhia de água de São Paulo, são consumidos
6000 litros de água por segundo.
360 Mil litros por minuto.
22  Milhões de litros hora.
Será que um dia este líquido precioso que a gente hoje pouco esta se importando, um dia não faltará???
Pense nisso.
Vamos evitar um apagão.
Vamos evitar um a faltão.

Só depende de nós permitir ou não esta diferença destas fotos.
                                                   Veja matéria da Gazeta do Povo.

Calor e estiagem causam falta de água no Paraná

Cianorte enfrenta rodízio. Londrina, Cambé e Santo Antônio da Platina também podem ter racionamento. Previsão é de que seca continue.
O forte calor, que aumentou o consumo de água em todas as regiões do Paraná, e a estiagem que atingem o estado fizeram com que os reservatórios que abastecem diversas cidades diminuíssem o volume de água acumulado. Alguns municípios já enfrentam falta de água. Cianorte já passa por racionamento e outras cidades também podem ter rodízio, segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
De acordo com o gerente de processo de água da Sanepar, Agenor Zarpelon, algumas regiões do estado não apresentam chuvas regulares há cerca de 40 dias. "Esse fator, junto com a temperatura acima da média e o elevado consumo e desperdício deixam a situação preocupante". Segundo ele, é necessário que a chuva seja regular no estado nos próximos 40 dias para regularizar a situação.

Racionamento
Em Cianorte, no Noroeste, os moradores já enfrentam racionamento de água. O município foi dividido em dois grupos: uma parte dos imóveis fica sem água das 8h às 15h e outro das 15h às 22h. A cidade teve aumento de 30% no consumo em fevereiro.
Nas cidades de Londrina e Cambé, no Norte do Paraná, que também tiveram aumento de 30% no consumo, na quinta-feira (9), segundo a Sanepar, o índice de reservação de água no sistema integrado caiu de 85% para 47%. Segundo a empresa, há possibilidade de que os moradores que não possuem reservatórios em casa fiquem sem água por causa de obras emergenciais que a companhia realiza para melhorar o abastecimento na região. "Os rios que abastecem ainda estão com volume alto e estamos conseguindo contornar a situação. Se não voltar, podemos ter rodízio".
Em Santo Antônio da Platina, a queda na produção de água tratada foi de 25% e o consumo pela população aumentou em 14%. Segundo Zarpelon, isso ocorre por causa da diminuição da vazão do Ribeirão do Boi Pintado, que abastece o município. Os poços, que mantém 40% do fornecimento para o município, não têm sido suficientes para abastecer a região. "Algumas localidades estão sendo abastecidas com caminhões pipa". A cidade também já tem um plano de ação para implantar rodízio, caso não chova.
Outras cidades do Sudoeste, como os municípios próximos a Francisco Beltrão e Pato Branco, também estão com o abastecimento comprometido. Segundo a Sanepar, a região de Curitiba apresenta bons índices de armazenamento de água nos reservatórios e não há preocupação com o comprometimento do abastecimento.
Estiagem predomina
A seca no Paraná deve predominar na maioria das regiões do estado pelo menos até o final do mês de fevereiro, segundo o Instituto Tecnológico Simepar. A previsão é de que, mesmo com a chegada de uma frente fria que deve atuar no estado até sábado, o volume de chuvas não seja significativo a ponto de acabar com o problema da diminuição de produção de água tratada. “O sistema de nuvens não vai encontrar umidade alta, então as chuvas não vão se fortalecer”, afirma o meteorologista do Simepar, Fernando Mendes.
Para os próximos dez dias, segundo o instituto, a ocorrência de chuvas ficará concentrada entre as regiões Noroeste, Centro Sul e Leste do estado. O índice de precipitação deve ser, entretanto, irregular, com chuvas esparsas. A região Oeste deve ficar com o tempo mais seco já a partir de sexta-feira (10).
O prognóstico para o final do mês é ainda mais preocupante. O tempo, segundo o Simepar, vai ficar mais seco no estado, inclusive na faixa leste. “As chuvas serão ainda mais irregulares e em menor intensidade”, confirma Mendes.
Cuidados para não faltar água
Agenor Zarpelon alerta para que a população, apesar do tempo quente, economize na hora de consumir água. Ele aponta alguns cuidados importantes para evitar que falte água.

- Evitar de lavar a calçada com mangueira;
- Banhos menos demorados;
- Verificar se há vazamento de água na residência ou na rua;
- Reutilizar a água da máquina de lavar roupas para regar plantas;
- Não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou faz a barba