Pesquisar no blog

28 de março de 2012

PR quer compensar quem preserva o meio ambiente.

PR quer compensar quem preserva o meio ambiente

Proposta enviada pelo governo à Assembleia prevê compensação financeira para quem realizar a recuperação ou conservação da mata nativa e dos recursos hídricos de sua propriedade.
Veja o link abaixo.

Pesquisa........
Fiz uma pesquisa em março de 2011 e constatei o seguinte..
Em Curitiba existem 274 nascente catalogadas segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, das quais apenas 25% ficam   em áreas públicas.
A maior parte das minas d’água que abastecem os rios curitibanos está nas mãos de particulares, sem manejo direto da prefeitura.Um importante patrimônio natural de Curitiba está sendo cuidado – ou não – por cidadãos e empresas privadas. Cerca de 75% das nascentes, ou minas d’água, que abastecem os rios da capital paranaense estão localizadas em terrenos particulares, sem manejo direto da prefeitura. O dado foi revelado por um levantamento que catalogou 274 nascentes em território curitibano, entre 1999 e 2010. Desse total, 205 estão em áreas privadas e apenas 69 em locais públicos, como parques e praças.
Será que não é hora de  nos conscientizarmos?
Parece que o prolema é pequeno, más é muito maior e muito mais grave.
Veja algumas situações.
O consumo de água per capita varia de país para país e de lugar para lugar. Alguns exemplos abaixo.

PAÍS
CONSUMO DE ÁGUA PER CAPITA
Escócia
410 litros/pessoa/dia
Estados Unidos/Canadá
300 litros/pessoa/dia
Austrália
270 litros/pessoa/dia
Brasil RJ
140 litros/pessoa/dia
Brasil MG
124 litros/pessoa/dia
Brasil DF
225 litros/pessoa/dia
Brasil Norte
140 litros/pessoa/dia

O maior aqüífero conhecido do mundo, O AQÜÍFERO GUARANI, está localizado em rochas da Bacia Sedimentar do Paraná e ocupa uma área de mais de 1,2 milhões de km2. Este super-aquífero estende-se pelo Brasil, (Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com 840.000 Km²), Paraguai (58.500 Km²), Uruguai (58.500 Km²) e Argentina, (255.000 Km²).

Veja a quantidade da água que nos resta para o consumo.

Pense nisso............


Os dados que são utilizados pela mídia mundial são: De toda a água disponível na terra 97,6%  está concentrada nos oceanos (tabela 1.1). A água fresca corresponde aos 2,4% restantes. Você acha 2,4% pouco? Então ouça isso: destes 2,4% somente 0,31% não estão concentrados nos pólos na forma de gelo. Resumindo: de toda a água na superfície da terra menos de 0,02% está disponível em rios e lagos na forma de água fresca pronta para consumo.