Pesquisar no blog

25 de fevereiro de 2012

Atenção.Horário de verão termina no domingo; relógios devem ser atrasados em 1 hora

O horário de verão, que começou em 16 de outubro, teve 133 dias, a maior temporada desde 1985
Termina à zero hora de domingo (26) mais uma edição – a 37.ª – do horário brasileiro de verão. Os relógios devem ser atrasados em uma hora em dez estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia e do Distrito Federal. O período, iniciado em 16 outubro do ano passado, teve 133 dias, a maior temporada desde 1985.
Normalmente, o horário de verão deveria acabar no terceiro domingo de fevereiro, mas o governo estabeleceu que para evitar qualquer problema para a população, quando houver feriados ele deverá ser adiado em uma semana. A escolha dos domingos para início e o encerramento visa facilitar a adaptação das pessoas as mudanças.
O objetivo do governo ao implantar o horário especial é a eficiência energética - melhor uso das linhas de transmissão e da geração de energia e aproveitamento maior da luz natural, porque anoitece mais tarde durante o verão. Este fenômeno atrasa o consumo da luz artificial nas residências e da iluminação pública.
Conforme estimativas da Copel, no Paraná a medida provocou redução de 5% nos níveis máximos de demanda por energia elétrica durante o período crítico do dia – o chamado “horário de ponta”, entre 18 e 21 horas (durante o horário de verão, das 19 às 22 horas).
A próxima edição do horário de verão está prevista para começar à zero hora de 21 de outubro.