Pesquisar no blog

11 de maio de 2012

Lixo.........O que fazer com isso?

O QUE FAZER COM TANTO LIXO QUE GERAMOS?

PARTE I
O assunto é muito sério meus amigos.Tudo que a gente adquire, existe uma quantidade muito grande de  descarte, ou da caixa de papelão da tv que compramos, plástico da garrafa pet do refrigerante que tomamos,vidro das conservas que compramos, embalagens de isopor de frios que adquirimos, as latinhas de alumínio de refrigerantes ou cervejas que consumimos, o latão e outras tantas embalagens mais. Alguma coisa disso é recicladata e o resto vai para o chamado lixão e agride o meio ambiente.

PARTE II
Existem no Brasil algumas industrias que trabalham na reciclagem de muitos materias destes descartados, mas ainda há muito o que fazer. A população de Curitiba, estimada em aproximadamente 1,8 milhão de habitantes, produz diariamente 2,4 mil toneladas de lixo. Desse total, 1,8 mil toneladas vão para o aterro sanitário na capital. O restante é coleta seletiva, lixo reciclável, recolhido pelos caminhões da prefeitura municipal, dentro do programa Lixo que não é Lixo, os catadores de materiais recicláveis, são  responsáveis pela maior parte da coleta do lixo colocado nas portas das residências.
Cerca de 92% do que é separado são eles que coletam.  Eles conseguem uma renda média de R$ 450,00.Mas a crise financeira está reduzindo bastante este ganho. Caiu o preço pago pelo metal; o papelão.

PARTE II
Além disso,  precisamos nos conscentizar deste outro lixo, o lixo tóxico. 
O volume de lixo tóxico recolhido pela Prefeitura de Curitiba, cada  ano vem aumentando, passou de 40 para 50 toneladas dia. São considerados resíduos tóxicos materiais como pilhas, baterias, toner, tintas, embalagens de inseticidas, lâmpadas fluorescentes, remédios vencidos e óleo de cozinha. A coleta especial administrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente já existe há 10 anos e é feita nos 24 terminais do transporte coletivo da Capital, durante todo o ano, mas em dias específicos, é preciso melhorar esta coleta, fazer campanhas educativas e mais frequentes para a população.
PARTE IV 
Hoje no Brasil, os números são assustadores, mais de 240 mil toneladas de lixo produzidas diariamente
Cada brasileiro produz de 600 gramas a 1 quilo de lixo por dia.
Precisamos encontrar uma saída para tudo isso, estamos agredindo o meio ambiente e a natureza, um dia ela poderá nos negar o que dela desfrutamos e tiramos para a nossa sobrevivência.Pense nisso. Vamos cada um  fazer a sua parte?