Pesquisar no blog

17 de novembro de 2011

Mais um ponto de arrecadação de brinquedos para o natal das crianças da Vila Piratini.


           Vamos juntos abraçar esta causa.
           Pois quando unimos força, tudo se torna mais fácil
           Conto com vcs meus amigos.
           Estes são os locais para a arrecadação.

                                           Muito obrigado aos diretores da Flex  Academia.

IPTU será reajustado pela inflação em 2012


Preocupadas com a inadimplência, prefeituras usarão descontos generosos para pagamento à vista e até aviso por telefone
As principais cidades do Paraná vão aumentar o IPTU de 2012 apenas com base na correção da inflação acumulada durante este ano – o índice médio de reajuste para os proprietários de imóveis será de cerca de 6% sobre os valores pagos em 2011. Para arrecadar mais, em vez de promover au­mentos maiores, os municípios apostam em maneiras de reduzir a inadimplência.
Além dos descontos para pagamento antecipado – que podem deixar o valor pago em 2012 menor que o cobrado em 2011 com alíquota cheia –, as estratégias incluem programas municipais de refinanciamento de impostos atrasados (nos moldes do Refis) e até mesmo a criação de um call center para contatar os contribuintes
Na capital, não haverá revisão da base de cálculo do IPTU. A última atualização com base no valor da planta dos imóveis ocorreu em 2005. O reajuste do imposto será de 6,5%, com base no IPCA acumulado em 2011, e a prefeitura dará um desconto entre 7% e 8% para quem optar pelo pagamento antecipado em parcela única. Aumentos de até 6,5% também serão aplicados em Ponta Grossa e Londrina; em Cascavel, no Oeste, o IPTU será reajustado em 7,99%, com base no IGPM.
No interior, os descontos para quem pagar em parcela única serão maiores que em Curitiba – em Ponta Grossa, serão 20%; em Londrina, 10%; Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, que tem um dos maiores índices de inadimplência, dará descontos de até 50%, sendo 20% para o pagamento à vista e bonificações cumulativas anuais que variam de 6% a 30%, de acordo com o histórico de pagamento nos últimos anos
Calote
O desconto maior oferecido no interior é um estímulo para combater as altas taxas de inadimplência no pagamento do IPTU: 35% em Ponta Grossa e Foz do Iguaçu (onde o índice já foi de 45%), e 23% em Londrina. Segun­do o secretário de Finanças de Curitiba, João Luiz Marcon, a inadimplência do IPTU na capital, que gira em torno de 12%, é considerada uma das mais baixas dentre as capitais do país. Ainda assim, a prefeitura planeja reduzir esse índice para 10% no próximo exercício, o que representaria R$ 7,2 milhões a mais na arrecadação.
Para isso, a Secretaria Munici­pal de Finanças de Curitiba criará uma “central de relacionamento”, que vai procurar, via telefone, os contribuintes com parcelas do imposto em atraso. “Percebe­mos que muita gente acaba não pagando o IPTU não porque não quer, mas simplesmente porque se esquece que a parcela está vencida. O objetivo não é cobrar, mas lembrar que o pagamento está em aberto”, explica Marcon.
Paranaguá, no litoral do estado, vai adotar uma abordagem diferente para combater o calote: em busca de recuperação de créditos atrasados, a prefeitura está oferecendo um desconto de até 100% sobre os juros e multas dos impostos atrasados para quem deixar as contas em dia até 30 de novembro.
Em todas as cidades, os carnês começam a ser enviados nos primeiros dias úteis de 2012, pelo correio, para a casa dos contribuintes.

Colaboraram: Diego Antonelli, especial para a Gazeta do Povo, da sucursal de Ponta Grossa; Luiz Carlos da Cruz, correspondente em Cascavel; Juliana Gonçalves, da sucursal de Londrina; Fabiula Wurmeister, da sucursal de Foz do Iguaçu; e Oswaldo Eustaquio, correspondente em Paranaguá.

Ordem para matar adolescentes na Vila Sabará partiu do tráfico, diz polícia


Jovens seriam integrantes de gangues que são usadas por traficantes. Em novembro, dois jovens foram mortos e quatro pessoas foram baleadas em confrontos
O tráfico de drogas está por trás dos assassinatos de adolescentes ocorridos em novembro na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Segundo a Delegacia de Homicídios (DH), as mortes foram determinadas por traficantes que atuam na área e que usam as gangues de jovens para a venda de drogas. Desde o início do mês, dois jovens foram mortos e três pessoas foram baleadas no entorno da Escola Municipal Candido Portinari, na Vila Sabará. Na Vila Barigui, um rapaz de 18 anos também foi atingido por disparos. Segundo o delegado Rubens Recalcatti, chefe da DH, todos os casos estão relacionados.
A polícia identificou três gangues formadas por jovens daquela região. Segundo o delegado Jaime da Luz, responsável pelas investigações, esses grupos se enfrentam entre si, disputando espaços de convivência (como ruas de maior movimento e bosques). Entretanto, as facções também seriam usadas pelo tráfico de drogas, o que teria servido de estopim para as mortes. “Apesar de essas gangues não terem sido formadas para traficar, elas acabam sendo usadas pelos traficantes”, ressalta.
Localidade
Como cada gangue está fixada em um local específico, seus integrantes acabaram cooptados pelos traficantes desta localidade. A rixa entre os traficantes teria acirrado, segundo a polícia, a indisposição entre os grupos. “Os dois assassinatos e as outras tentativas de homicídios foram determinados pelos ‘patrões’ [chefes de um pequeno grupo ligado ao tráfico], que disputam pontos de tráfico naquela área”, explicou o delegado.
Nesta semana, a DH intensifica as investigações dos casos para identificar os traficantes envolvidos nas disputas e nas mortes. A polícia trabalha com base no depoimento de testemunhas e sobreviventes, em informações levantadas pela unidade e em denúncias. Os investigadores também se apoiam sobre uma suposta lista de jovens que integrariam as gangues e que estariam marcados para morrer. “É um trabalho delicado e que envolve adolescentes. Então, é preciso cautela. Mas esperamos terminar essas investigações com a prisão dos traficantes”, disse o delegado Recalcatti.
Disputas e mortes
O primeiro adolescente foi assassinado no dia 1º de novembro. Loredo Messias da Silva, de 15 anos foi morto a tiros, após sair da Escola Cândido Portinari, por volta das 12h30. Segundo a polícia, o jovem integrava uma gangue chamada Cidade de Deus (CDD). Apesar disso, o rapaz mantinha amizades em uma área dominada por outro grupo, o Comando Sabará. “Não há evidências de que Loredo Messias, pessoalmente, tivesse envolvimento com o tráfico. Mas o CDD é usado pelo tráfico. A ordem para a morte dele partiu de traficantes de outro ponto”, disse Jaime da Luz.
Segundo as investigações, entre os assassinos de Loredo Messias está Maicon Wilian de Lima Patrício, de 16 anos. Ele é apontado como integrante do Comando Sabará e foi morto no dia seguinte, a poucas quadras da escola. Além dessas duas facções, a polícia também identificou a existência de um terceiro grupo: o Comando Corbélia.
O delegado afirma que as outras quatro tentativas de homicídio também obedecem a mesma dinâmica. Inclusive, o caso de Eduardo de Toledo, de 18 anos, atingido por dois tiros na Vila Barigui, na CIC. Ele seria morador da Vila Sabará e foi alvejado quando ia visitar a namorada. “No primeiro momento, nos debruçamos sobre os assassinatos. Agora, vamos ampliar os trabalhos sobre essas tentativas de homicídio”, disse Jaime.