Pesquisar no blog

Bairro Pinheirinho


Você sabe porque o nome Pinheirinho?


   Considerado um dos bairros mais antigos da cidade, surgiu em 1800, à denominação do bairro vem da fazenda Pinheirinho que se localizava numa região que era conhecida, no começo do século XIX, como Capão do Alto, formada por campos e capões, cortados por pequenos arroios, e com a presença esparsa de pinheiros (de onde viria a tirar o seu nome).

   O bairro chegou a ser conhecido como Capão dos Porcos, devido à criação destes animais que passavam todos os dias pela rua Olho D’Água, que hoje é uma via rápida, e pelo Carrerão dos Pretos, hoje avenida Winston Churchill, sua principal via de acesso.

   A urbanização e a povoação do bairro se intensificou com a chegada das industrias na Cidade Industrial e em seguida e criação da Associação a AECIC, região vizinha ao Pinheirinho, uma das características do bairro é a independência do centro de Curitiba, pois tem uma boa rede de serviços com: shopping center, comércios, agências bancarias, redes de supermercados, postos de saúde, o quartel general da 5° Região Militar e uma Rua da Cidadania ao lado do Terminal do Pinheirinho, o bairro faz divisa com o Xaxim, Capão Raso, Cidade Industrial e Sitio Cercado.


    Pinheirinho é um bairro da região sul da cidade de Curitiba.Trata-se de um dos principais centros de comércio popular da zona sul da cidade (notadamente especialmente na avenida Winston Churchill, que corta o bairro).
   De acordo com a Prefeitura Municipal de Curitiba e a Regional do Pinheirinho, a dimensão é de 10,73 Km², com uma população 168.425 habitantes de classe média, dados do IBGE do censo de 2010 e com uma densidade de 46,29 hab/km². Seus bairros são: Capão Raso, Cidade Industrial, Sitio Cercado, Tatuquara e Xaxim.

Suas principais vias: 

Avenida Winston Churchil
Rua Izaac Ferreira da Cruz
Rua Emanuel Voluz 
Rua Ricardo Gasparin Machado
Rua Nicola Pellanda 
Rua Rogério Xavier Rocha Loures
Alameda Nossa Senhora do Sagrado Coração
Rodovia Régis Bitencourt.

Seus pontos de referências são:

Terminal do Pinheirinho
Unidade de Saúde 24hs
Restaurante Popular
Rua da Cidadania.