Pesquisar no blog

16 de maio de 2012

Governo cria portal da transparência.

No primeiro dia da Lei de Acesso à Informação sistema tem mais de 700 consultas

Nova lei regulamenta o acesso a dados do governo, pela imprensa e pelos cidadãos, e determina o fim do sigilo eterno de documentos oficiais.
Durante o primeiro dia em que Lei de Acesso à Informação entrou em vigor, o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) registrou 708 pedidos de consultas até às 18h. De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU) o monitoramento do sistema será feito constantemente.
Segundo a CGU, o Banco Central foi o órgão que teve maior demanda (49), seguido pelo Ministério do Planejamento (37), Ministério das Relações Exteriores (36), Ministério da Saúde (28) e Ministério da Justiça (24).
A Lei de Acesso à Informação foi sancionada no fim do ano passado e tem o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. O decreto que regulamenta a lei foi assinado nesta quarta-feira (16) pela presidente Dilma Rousseff durante a cerimônia de instalação da Comissão da Verdade.

Só 4 de 7 órgãos estão prontos para dar informação

Câmara de Curitiba, Ministério Público e governo estadual ainda não têm estrutura para atender o cidadão, contrariando norma federal.

Conclusão.
Vivemos um Brasil moderno e em busca da  democracia, diferente de alguns   anos atrás onde tudo  era proibido e não tínhamos acesso as informações. Hoje vivemos uma era diferente onde os nossos direitos são respeitado e os governantes nos permitem ao acesso as informações dos orgãos públicos, tais como os gastos de cada departamento e ministério, suas contratações e o valor que recebe este orgão.
Muita coisa ainda precisa mudar, a lei ao acesso do cidadão as informaçãoes, teve seu início no dia de hoje, eu acessei alguns sites  e vi que muita coisa precisa melhorar para que o cidadão possa acessar com praticidade e simplicidade, os portais devem com o tempo ter uma linguágem mais simples. Acessei o  portal da transparência do Parané e vi o nº de deputados estaduais aposentados  e as   viúvas que segundo a legislação se enquadram como pensionistas do estado. É preciso saber o valor da pensão que cada um recebe ou não? Com estas mudanças, poderemos fiscalizar e exigir uma melhor administração pública dos nossos governantes.
Caso vc queira ver o link e saber quem são os pensionistas, veja o link abaixo.