Pesquisar no blog

25 de novembro de 2011

No Dia do Doador de sangue, estoques no PR estão em estado crítico

Número de doações caiu na última semana e o Hemepar está com poucas bolsas de sangue para atender Curitiba e região. Na manhã desta sexta-feira, órgão fez homenagem a doadores
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), órgão vinculado à Secretaria de Saúde, está com o estoque de sangue para Curitiba e região em estado crítico. O alerta ocorre nesta sexta-feira (25), data em que é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para lembrar a data, o órgão prestou uma homenagem para as pessoas que mantêm a prática da doação de sangue.
Segundo Paulo Roberto Hatschbach, diretor geral do Hemepar, a tendência é de que no final do ano as doações de sangue diminuam. O problema é que essa é uma época em que a demanda por sangue aumenta muito, já que cresce a quantidade de acidentes. “O sangue é um bem insubstituível. Temos órgãos artificiais, mas não o sangue”, afirma.
Para atender os 384 hospitais de Curitiba, Região Metropolitana (RMC) e do interior do estado, o Hemepar precisa de 150 doações diárias. Na última semana, em média, eram registradas 70 doações, mas houve dias com apenas 30 doadores, o que contribui para a queda no nível do estoque.
O diretor ainda ressalta a importância da doação constante. A validade das bolsas de sangue varia. As plaquetas podem ser usadas de três a cinco dias depois de colhidas. Já hemácias duram de 30 a 40 dias. “Por isso é importante que a doação seja constante, para que o abastecimento não fique comprometido”, explica.

Homenagem
Os doadores de sangue praticantes, que fazem de três a quatro doações anuais, receberam uma homenagem na sede do Hemepar em Curitiba, na manhã desta sexta-feira (25). Segundo Hatschbach, foi realizado um pequeno evento, com a presença da Banda da Polícia Militar e apresentação de uma peça de teatro de uma escola para portadores de necessidades especiais. “Isso é um agradecimento ao doador voluntário, que faz esse ato humanitário para salvar vidas de pessoas que nem conhece”, ressalta.

Doação
Quem deseja se tornar um doador de sangue deve ficar atenta as restrições temporárias - como gripes, tatuagem e gravidez - e definitivas, como diabetes e hepatite. Todas as restrições estão no site da Secretaria de Saúde.
Além do Hemocentro em Curitiba, há unidades em todo o estado que compõem a Rede Hemepar. No site da entidade há o endereço e o telefone de cada uma delas.

Serviço:
Hemepar
Endereço: Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da Rua XV, atrás do Hospital Oswaldo Cruz.
Informações: 0800-645-4555 ou (41) 3281-4000.

Nenhum comentário: