Pesquisar no blog

15 de agosto de 2012

Vc concorda que a industria tabageira seja responsável pela campanha e coleta da bituca?

                                       Imagem do Google.
Olha como seria bom Curitiba ter estas bituqueiras para o descarte das tais bitucas.

                                       Imagem do Google.
Vc não acredita, mas existem lugares que as bitucas são descartadas desta forma. Além da fumaça do cigarro liberar  o CO² na atmosfera, todas estas bitucas poderão ir para rede de esgoto, causando entupimento em alguns casos e até mesmo puluirem os rios e as nascentes, pois estas bitucas levam de 01 a 02 anos para se decomporem.

A Gazeta do Povo em sua edição de hoje, trás uma matéria sobre o assunto das bitucas e seu descarte.

Custos são obstáculos para leis “caça-bitucas”

Dificuldade de implantação da coleta seletiva do material pode acabar tornando inócua a legislação sobre o assunto.

Comentário.
Sou ex fumante, fumei durante vinte e cinco anos, já se passaram nove anos sem tabaco, minha filha foi a responsável por esta façanha, de tanto ela pertubar, parei no dia do seu aniversário. Neste período que fumava, queimei 10.000 carteiras de cigarro, 200.000 cigarros.  Curitiba  com seus 1,9 Milhões de habitantes e é a segunda capital com o maior nº de fumantes, analizemos que 20,2%  dos curitibanos fumam e cada um fuma 01 carteira por dia, multipliquemos isso por 20 cigarros, veja o quanto de bitucas é descartado e muitas vezes em local não apropriado.
Em primeiro lugar a Prefeitura deveria providenciar bituqueiras próprias para a tal. Assim como existem nas ruas as lixeiras,  deveriam  existir ao lado as  bituqueiras.
Não adianta penalizar o fumante com leis pesadas, se nem mesmo para os corrúptos e para o menor inflator  temos tais leis.
A educação, a orientação e campanhas promovendo o incentivo ao descarte, este custo deveria da da industria tabageira. 
As industrias deveriam ser responsáveis pela coleta e arcar com todo custo destas bituqueiras.
É preciso fazer alguma coisa, incentivar o fumante a deixar o tal vício. Sua fumaça também polui o meio ambiente, pois lança na atmosfera uma carga   de CO² e isso é nocivo a saúde. Enfim, é preciso viver com sustentabilidade.
 
Caso vc queira ver depoimentos de pessoas que não mais dependem deste vício,
Acesse este blog.
 
Veja  mais detalhes no link abaixo.

Um comentário:

Unknown disse...

Ótima a iniciativa do debate sobre o assunto.
Porém ele merece reflexões.
Diferente de outros resíduos, a bituca do cigarro tem dificuldades em se alinhar a chamada LOGISTICA REVERSA, aonde o fabricante ou fornecedor do produto, se responsabiliza pela coleta e reutilização do resíduo. No caso das garrafas PET isso é fácil. Com as latinhas de alumínio mais facíl ainda. Todos esses resíduos tem valor de mercado, são cotados como comodites em bolsas de valores e podem facílmente ser reutilizados ou reaproveitados.
As bitucas não.
Além de total ausência de falor, eles agregam mais de 4.700 substâncias tóxicas prejudiciais ao ser humano e ao meio ambiente.
Nosso trabalho na Ecocity com o PROGRAMA BITUCA ZERO é a coleta do resíduo com base no reaproveitamento após a eliminação de todas as substâncias tóxicas.
Um trabalho técnico e de custo agregados.
Até o mês e agosto, já atingimos a marca de quase 1 milhão de bitucas coletadas e reutilizadas, atendendo 12 industrias/empresas de Curitiba e RM.
É possível fazer muito mais.
Com o engajamento do poder público e de outras empresas poderemos atingir a média de 1 milhão por mês, livrando o meio ambiente de um micro lixo que passa desapercebido mas gera algo em torno de 1 tolenada dia.